UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCENTE: CLÁUDIA VIRGINIA SANTOS CAVALCANTE
PROJETO:
“OUVINDO, CONTANDO,REPRODUZINDO,CONTOS E HISTÓRIAS”
UTILIZANDO AS TICS PARA CONHECER E REPRODUZIR HISTÓRIAS
SALVADOR / 2010
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCENTE: CLÁUDIA VIRGINIA SANTOS CAVALCANTE
PROJETO:
Projeto apresentado como trabalho final do Módulo 1 – A dimensão estruturante da tecnologia ministrado pela docente Adriana Halmann e pela orientadora Lívia Coelho no curso de Pós Graduação em Tecnologias e Novas Educações.
SALVADOR / 2010
SUMÁRIO
1 - JUSTIFICATIVA
2 - OBJETIVO GERAL
3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 – ANOS / DURAÇÃO
6 – ÁREAS DO CONHECIMENTO / CONTEÚDOS:
7 – METODOLOGIA / DESENVOLVIMENTO
8 - MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS
9 - AVALIAÇÃO
10 – REFERÊNCIAS
JUSTIFICATIVA
As histórias clássicas são contadas há muito tempo, servindo para formar, personalidades e fazerem as crianças refletirem sobre a vida, um evento, ou algo que faça parte da sua vida, posturas que devem ser elogiadas ou criticadas pelos os grupos sociais, que formamos.
Em nosso cotidiano escolar, familiar e social, todos os dias ouviram histórias, as mais variadas e diversas maneiras de se contar as histórias, eventos literários, rodinhas, sejam de qual for à forma, ouvimos histórias.
Seja qual for o meio social ou quem qualquer tempo ou espaço, ficamos muito interessados em saber como as histórias, contos são feitas, e por que algumas delas são tão lembradas e disseminadas em todo o mundo.
Sendo assim, esse projeto visa através do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), propor aos estudantes Da educação infantil, fazer com que eles sejam capazes de contar, recontar e produzir uma história. Tendo em vista que muitos não sabem ler e compreender a mensagem, que muitas histórias informam, relatam e explicam pelo mundo a fora.
Portanto, para dar inicio ao projeto, algumas histórias deverão ser contadas para a compreensão de uma boa história; por exemplo:
Qual, estilo ideal de histórias infantis? Qual a melhor forma/maneira de se contar a história? Toda história tem que ser clássica verdade? Quais as reações, conseqüências de se ter contato com a literatura, em uma sociedade, que não valoriza a leitura? As crianças compreendem o que a história está lhe dizendo? Qual a forma de contar uma história, para que fique mais interessante? Ouvida? Falada? Dramatizada? Visualizada?
Todos os envolvidos neste projeto, ao tentar elucidar esses questionamentos, juntamente com as leituras e atividades, aliado às produções com as TIC e nas elaborações em grupo estarão de alguma maneira se familiarizando e tomando gosto pela leitura, através da criação e elaboração da história, experimentado e vivenciando como crianças.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer e utilizar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso e instrumento mediador fundamental visando o desenvolvimento e a produção de histórias contadas, recontadas, através de vídeos, sons e imagens. O estilo das histórias e contos, clássicos da literatura. Estimulando o interesse pela leitura e a capacidade reflexiva dos estudantes ao ouvir, compreender, imaginar, se apropriar da história de variadas formas e maneiras utilizando as TIC nas próprias histórias escolhidas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Conhecer variadas histórias e contos literários;
ü Estabelecer relações entre as histórias e as TIC
ü Interpretar e recontar, as mais variadas formas de transmitir e produzir uma história;
ü Desenvolver a capacidade de recontar e criar uma história;
ü Estabelecer relações entre (personagens, assunto, tempo e espaço) em uma história;
ü Compreender a história;
ü Experimentar exercitar a construção de “histórias e contos” utilizando a capacidade de imaginação no seu reconto;
ü Utilizar as TIC para captar, reproduzir e criar formas autênticas de se contar uma história.
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, movimento, matemática, artes, inglês.
CONTEÚDOS:
§ Leitura e escrita de histórias, imagens, vídeos;
§ Compreensão sobre a história/conto;
- Análise e reflexão sobre a língua escrita;
- Visualização;
§ Discussões e reflexões sobre as diferentes histórias;
- O uso dos recursos tecnológicos utilizados pelos professores/alunos ( celulares e máquinas fotográficas - digitais) para se fazer um reconto da história;
§ Utilizar alguns dos recursos como a câmera, um rádio, um gravador de voz, microfone a internet e o editor de textos para escrever e reproduzir uma história/conto;
- Postagem das noticias em um Blog coletivo.
- Postagens dos vídeos e gravações das histórias/contos reproduzidos, nos blogs e na web
- Apresentar os estilos de histórias produzidos em variadas maneiras de (TICs);
METODOLOGIA – DESENVOLVIMENTO
1º. PESQUISA SOBRE AS VARIADAS HISTÓRIAS E CONTOS;
2º. CARACTERIZAR E RELACIONAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS MANEIRAS DE SE REPRODUZIR UMAHISTÓRIA/CONTO ORAL, OUVIDA, VISUALIZADA, DRAMATIZADA;
3º. ANALISAR E COMPARAR ATRAVÉS DE LEITURA, PERSONAGENS, MENSAGENS E IMAGENS DE UMA HISTÓRIA/CONTO;
4º. DISTRIBUIR A SALA EM EQUIPES (DUPLA /TRIO), ONDE CADA UMA DELAS IRÁ REPRODUZIR UMA HISTÓRIA/CONTO, UTILIZANDO VARIADAS MANEIRAS DE TRANSMISSSÃO (TIC).
5º. PROPOR, ESCOLHER, (SORTEAR) AS HISTÓRIAS/CONTOS.
6º. UTILIZAR, APRESENTAR AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS NUMA MESMA HISTÓRIA/CONTO, REPRODUZIDA;
7º. ELABORAR E RECRIAR O ROTEIRO E O TEXTO (FORMATO, REDAÇÃO, MEIO DE COMUNICAÇÃO ESCOLHIDO) DA APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA/CONTO;
8º. IR AO LABORATORIO DE INFORMATICA E DIGITAR O TEXTO RECONTADO PELAS CRIANÇAS, LENDO PARA AS MESMAS;
9º. CRIAR UM BLOG GERAL DA TURMA E COLOCAR AS HISTÓRIAS/CONTOS REPRODUZIDOS;
10º. APRESENTAR AS HISTÓRIAS/CONTOS REPRODUZIDOS, UTILIZANDO DE MANEIRA CRIATIVA AS TIC JÁ ESTUDADAS E EXERCITADAS EM SALA.
Anos:
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL I (1o ao 5o ano) *
* adaptando aos conteúdos, as diferentes abordagens, habilidades e competências que cada ciclo, ano ou turma tende a conquistar
Tempo estimado:
De 1 semestre a um ano letivo.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS:
: CAMERAS DIGITAIS DE FOTO-FILMAGEM;
: CELULAR;
: DATA SHOW;
: COMPUTADORES COM REDE DE INTERNET (WEB)
: LIVROS DE HISTÓRIAS
: CONTOS
: MÍDIAS
: RÁDIO QUE SINTONIZE
(FM E AM)
: TWITERS;
: VÍDEOS;
: BRINQUEDOS;
: DVD’S;
: TELEVISAÕ;
: OBJETOS;
: MAQUIAGENS;
: VESTUARIO;
: MP4- MP5 COM GRAVADOR DE VOZ;
: PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO;
: FOTOS e DESENHOS;
: RECURSOS ÁUDIO VISUAIS (SOFTWARES DE EDIÇÃO E MANIPULAÇÃO DE VÍDEO E IMAGENS);
: MÚSICAS DIVERSAS ETC..
AVALIAÇÃO:
A avaliação deste projeto será de forma processual, observando o desenvolvimento de cada aluno em seus grupos. Os ambientes de aprendizagem, durante a execução das aulas.
Observar e Registrar:
´ A integração, com a atividade proposta ao grupo e classe.
´ A participação, colaboração e envolvimento diário, ações positivas ou negativas, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
´ Cuidado e manuseio das histórias/contos;
´ Participação nas reproduções;
´ A capacidade de aprendizagem dos valores morais;
´ Dados registrados com referência direta ao aluno do grupo.
´ Apresentação dos grupos das atividades propostas no processo antes depois das reproduções.
REFERENCIAS:
Histórias clássicas e contos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário